data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Valorizar o comércio local em meio a uma das maiores recessões econômicas da nossa geração. Foi assim que, prestes a completar 18 anos, o Diário lançou a campanha #PorTodosNós. Ao todo, 29 entidades e instituições se juntaram ao movimento que busca convidar cada santa-mariense a reconhecer quem produz, gera renda e empregos no Coração do Rio Grande.
O selo #PorTodosNós está nas páginas do Diário desde o final de semana dos dias 18 e 19 de abril, quando a prefeitura de Santa Maria editou um decreto que autorizou a reabertura do comércio após um período de portas fechadas para que o sistema de saúde pudesse ser preparado para a pandemia.
Contudo, manter um negócio financeiramente viável, mesmo com as portas fechadas ou com redução do movimento, é uma tarefa árdua. Por isso, muitos empreendimentos tiveram de encontrar soluções e se reinventar para enfrentar a crise. Durante esse período, a internet, por exemplo, foi uma aliada fundamental para a manutenção das vendas e, consequentemente, de muitos empregos. Estima-se que 60 mil pessoas são impactadas diretamente pelo salário dos trabalhadores do comércio de Santa Maria.
Prefeitura lança medidas de incentivo à economia de Santa Maria
Desde o início da campanha, cases de empreendedorismo são mostrados diariamente nas páginas do jornal. Ao todo, já foram mais de 40 reportagens em que mostramos como as empresas estão enfrentando a crise e que caminhos estão tomando. Lideranças da cidade escrevem artigos diariamente no jornal, falando da importância da valorização do comércio local.
- A campanha une esforços e a convicção de que nada, neste momento, é mais essencial do que ajudar a nossa comunidade a seguir em frente. Este propósito aproxima cada vez mais entidades, lideranças e associações de Santa Maria que acreditam que, por todos nós, é preciso valorizar o comércio e os segmentos que movem a nossa economia - afirma o diretor institucional do Diário, Renor Beltrami.
Governo paga parcela de R$ 700 aos servidores nesta sexta
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Marli Rigo, destaca a proximidade do jornal com a população. Para ela, unir forças é o caminho para enfrentar este momento difícil:
- Eu fiquei encantada com o projeto desde o primeiro momento. Foi uma iniciativa de, realmente, enxergar o positivo nas coisas. A imprensa tem esse papel, de entrar na casa das pessoas e isso criou uma ligação entre todos muito forte. A campanha deu uma boa sacudida nas pessoas e entendemos que todos precisamos dar as mãos pela nossa cidade.